Como Estudar Para Provas

Como Estudar Para Provas, justo quando achou que o dia seria relaxante e agradável, o professor decidiu passar uma prova surpresa. Por mais detestáveis que sejam, as provas são inevitáveis na vida escolar. Todo mundo odeia fazê-las, mas você pode aprimorar sua técnica de estudo e evitar ser pego se surpresa.

Como Estudar Para Provas

Preparando a base para depois

  1. Revise o conteúdo. Descubra quando será e quanto vale cada prova. Inclua essas datas no calendário para não ser pego desprevenido.
    • Elabore sessões de revisão com uma semana de antecedência para cada prova. O ideal é fazer várias micro sessões bem antes das datas, em vez de quebrar a cabeça para decorar tudo na última hora.

2 – Preste atenção às aulas. Pode parecer burrice, mas prestar atenção durante as aulas ajuda muito para a hora da prova. Não caia na armadilha de achar que pode “absorver” o conhecimento – seja proativo. 

Portanto ouça com atenção, pois os professores costumam dar dicas como “O mais importante dessa matéria é…”, ou dar ênfase em certas palavras e assuntos. Essa é a chave para ir bem nas provas. Mas quanto mais cedo você absorver a informação, menos terá que se esforçar ao estudar.

Veja:

  1. Faça boas anotações. É fácil falar, mas aprender a fazer boas anotações ajuda bastante quando chega a hora de estudar. Passe para o caderno tudo que o professor escrever na lousa ou mostrar em slides. Tente lembrar o que o professor disse em sala o máximo que puder e não deixe que as anotações distraiam sua atenção do professor.
    • Releia as anotações diariamente logo depois da aula. Isso ajuda a reforçar a informação que acabou de aprender.
  2. Transforme o estudo em um hábito. É comum achar que o estudo deve ser feito na noite anterior à prova; em vez disso, tente reservar algum tempo todos os dias só para isso. Agendar esse momento como qualquer outro compromisso é útil para continuar motivado a preservar o hábito.
  3. Pergunte sobre o formato da prova. Pergunte para o professor qual será o formato da prova, quanto ela valerá, se há oportunidades para aumentar a nota e se ele tem disponibilidade para dar uma olhada em suas anotações e ajudá-lo a destacar os assuntos mais importantes.

Criando um ambiente ideal para os estudos

Estude em um lugar limpo, quieto e organizado. Mas retire toda e qualquer distração do cômodo (celular, televisão, etc.). Interromper o estudo para ler uma mensagem no celular ou para checar as redes sociais não é recomendado.

Acenda a luz! Estudar em um cômodo mal iluminado é desaconselhado. Adicione um abajur à noite, abra as cortinas durante o dia (abra a janela também). É mais fácil se concentrar em um ambiente claro, arejado e com pouco barulho.

Desligue a TV. Muitos estudantes acreditam que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como estudar com a televisão ligada ou conversando com os amigos pela internet, mas pesquisas revelam que isso não é verdade na maior parte das vezes.  Para ter uma performance melhor, elimine distrações como música com letras em volume alto. Ficar mudando o foco do estudo para a TV ou para o celular atrapalha o cérebro a priorizar as informações absorvidas.

Descubra se pode estudar com música. A ação da música na memorização varia de pessoa para pessoa. Alguns estudos revelaram que ela ajuda na atuação da memória de pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), mas atrapalha quem não tem o transtorno. Música clássica parece ser o gênero mais eficaz para melhorar o desempenho escolar.[7] Saiba se estudar com música é melhor ou pior para você. Lembre-se de se concentrar na matéria e não no som, caso goste muito.

Use músicas instrumentais, sem letras, para que as palavras não interfiram no estudo.

Ouça sons ambientais da natureza para manter o cérebro ativo e prevenir que outros barulhos o distraiam. Existem vários sites gratuitos com estes sons, dê uma olhada nessa lista para descobrir o que prefere.

Portanto escutar Mozart ou música clássica não o deixará mais inteligente, nem reterá o conhecimento no seu cérebro, mas pode fazer com que ele fique mais apto a receber informações.

Método Organizando o aprendizado

  1. Concentre-se no objetivo do trabalho. O que pretende realizar nessa sessão? Estabelecer uma meta concreta pode ajudar bastante, assim como criar planos de estudo; se três entre cinco lições são fáceis e podem ser terminadas rapidamente, faça-as primeiro para estudar as difíceis com mais afinco e sem precisar entrar em pânico.
  2. Faça um guia de estudo. Leia suas anotações e reescreva os dados mais importantes. Isso permitirá que você tenha mais foco e é outra maneira de estudar. Tente não passar tanto tempo elaborando o guia: você precisa de tempo para ler o conteúdo elaborado também!
  3. Reinvente suas anotações em outros formatos. Reescrever as notas é ótimo se você é um aluno cinestésico. Fazer mapas mentais é o método mais eficiente; quando reescreve algo, você acaba refletindo sobre o que está escrevendo, sobre o assunto em si e por que fez essa anotação. Mais importante ainda, fazer isso atualizará sua memória; se você fez as anotações há um mês e descobriu que elas serão relevantes na prova, reescrevê-las ajudará a lembrar do conteúdo na hora H.
    • Não as copie do mesmo jeito várias vezes; assim você só vai decorar o que está escrito em vez de entender o tópico. Leia e pense no conteúdo (pense em exemplos do que está escrito) e depois parafraseie.
  4. Responda perguntas sobre a matéria. Fazer isso ajuda a saber se você lembra o que acabou de estudar. Não tente lembrar palavra por palavra, explicar a informação como a entendeu é uma tática muito melhor.
    • Falar as repostas em voz alta, como se estivesse explicando para alguém, também é muito útil.
  5. Revise provas e tarefas antigas. Se errou algumas respostas, procure corrigi-las e entender onde errou. Isso é particularmente bom se a prova for cumulativa, que cobre assuntos vistos ao longo do semestre.

Método Estudando com eficiência

Descubra as melhores horas. Não estude quando estiver realmente cansado. É melhor ter uma boa noite de sono depois de uma sessão curta de estudos do que ficar até as duas da manhã debruçado sobre os livros. Então você não se lembrará de muito mais coisas e ainda verá seu desempenho cair no dia seguinte.

Comece o mais cedo possível. Não quebre a cabeça: exagerar nos estudos na noite anterior é perda de tempo porque é muita informação para assimilar de uma vez só e é impossível decorar tudo de última hora – na realidade, você não aprenderá nada. Começar a estudar com antecedência e reler o conteúdo várias vezes é o melhor jeito de aprender a matéria. Isso se aplica principalmente para matérias como história e assuntos teóricos.

Portanto estude sempre que tiver chance, mesmo que sejam apenas 15 ou 20 minutos. Essas sessões curtas de estudo acumulam mais rápido do que parece.

Divida as sessões de estudo em blocos de 25 minutos com a técnica Pomodoro. Depois de um bloco, faça um intervalo de cinco minutos, repita esse processo três vezes e faça uma pausa de 30-45 minutos.

Use o melhor estilo de aprendizagem para você. Utilizar imagens ajuda se você for um aluno visual. Alunos auditivos devem gravar a própria voz ditando as anotações e repetir em seguida. Ensine o assunto para si mesmo mexendo com uma caneta ou andando em círculos caso seja um aprendiz físico, isso o ajudará a memorizar.

Ajuste as técnicas de acordo com o assunto. Matérias como matemática exigem muita prática em solução de problemas até que o aluno se familiarize com o processo necessário; temas como história ou literatura exigem mais habilidade em resumir a informação e lembrar de coisas como termos e datas.

Seja qual for a matéria, não releia as anotações várias vezes. Para aprender de verdade você deve desempenhar um papel ativo na construção do conhecimento e na revisão das informações. Tente entender o tópico como um todo, ou reorganizar suas anotações por tema ou data.

Pense no professor. Pergunte-se: o que meu professor provavelmente perguntará na prova? Em quais temas devo focar para ter as melhores chances de saber o que preciso? Que pegadinhas ele poderia usar para me confundir? Isso pode ajudá-lo a se concentrar nas informações mais importantes em vez de travar em coisas que não façam tanta diferença.

Peça ajuda. Então peça para alguém que seja bom nestas matérias se precisar de auxílio. Amigos, familiares e professores particulares são boas opções. Se não está entendendo o que a pessoa está dizendo, não tenha vergonha de pedir para ela explicar.

Pedir ajuda para os professores mostra que você é interessado e comprometido com os estudos, o que pode ser útil no futuro, além das provas. Lembre-se sempre de perguntar se não estiver entendendo o que o professor está falando ou se precisa de mais informação. Ele certamente ficará feliz em ajudar.

Algumas escolas e faculdades oferecem recursos para lidar com o estresse, dicas de estudo e outras formas de orientação. Pergunte aos seus professores ou entre no site da escola para saber como usar estes recursos.

Método Mantendo a motivação

  1. Tenha tempo livre. Você precisa de tempo para se divertir e é melhor estudar relaxado e descansado do que se exaurir ao longo de um dia inteiro. Estruture os intervalos e os estudos detalhadamente. Geralmente, 20 a 30 minutos de estudo com pausas de cinco minutos é o método mais eficaz.
    • Caso tenha problemas para começar a estudar, em vez de fazer sessões ininterruptas de estudo, divida-as em períodos de 20 minutos com 10 minutos de pausa no fim de cada uma. Assim terá menos preguiça e as chances de procrastinar serão menores.
    • Estruture as sessões de estudo logicamente para não fragmentar o conteúdo; isso pode dificultar a assimilação da matéria completa.
  2. Pense positivo, mas estude para valer. Autoconfiança é importante – ficar pensando que estudou pouco ou que vai mal na prova pode distrai-lo e impedi-lo de alcançar seus objetivos; mas isso também não quer dizer que não é preciso trabalhar duro. Você ainda precisa estudar muito, mesmo que tenha confiança sem si mesmo. Autoconfiança é o que nos faz superar os obstáculos no caminho para o sucesso.
  3. Trabalhe em grupo. Encontre-se com a turma na biblioteca para estudar, comparar anotações e ensinar coisas que talvez os outros não tenham entendido. Estudar com outras pessoas ajuda a consolidar o conhecimento e a lembrar de mais informações, já que você terá a oportunidade de explicar a matéria e conversar a respeito.
    • Não fique de bobeira quando estudar com os amigos. Concentre-se nos estudos.
  4. Chame um amigo. Não tenha medo de pedir ajuda para um amigo ou professor se estiver travado em um tópico.

Método Preparativos para o dia da prova

Durma muito bem na noite anterior. Crianças do ensino fundamental precisam de cerca de dez horas de sono por noite para ter um bom desempenho; por sua vez, adolescentes precisam de uma ou duas horas a mais. O sono perdido é acumulado (conhecido como privação de sono) e, para compensá-lo, são necessárias várias semanas dormindo corretamente até o desempenho melhorar.

Não consuma cafeína ou outras substâncias estimulantes entre cinco e seis horas antes de dormir (mas se um médico receitou remédios estimulantes para você, tome-os na hora certa e consulte-o antes de fazer alterações). Essas substâncias reduzem a eficiência do sono, o que significa que você pode dormir todas as horas necessárias, mas não se sentirá disposto e descansado quando acordar.

Faça uma refeição leve e saudável. Tome um desjejum composto de proteínas magras, vegetais, ômega 3 e antioxidantes. Um exemplo seria duas fatias de pão integral, peito de peru ou patê de atum com cenoura ralada e uma banana.

Leve um lanchinho. Se a prova for longa e a escola permitir, leve um lanche. Algo com carboidratos complexos e proteína, como uma barra de cereais, ajuda a manter a concentração quando ela começar a diminuir.

Chegue ao local da prova com tempo de sobra. Dê-se ao menos dez minutos para organizar seus pensamentos antes do teste. Assim, você poderá se aprontar e terá tempo para relaxar antes da prova começar.

Resolva as questões que sabe primeiro. Caso não saiba a resposta de uma pergunta, passe para a próxima e concentre-se na questão que não sabe por último. Pensar muito em uma questão que não sabe consome tempo, o que atrapalha no desempenho da prova inteira.

Faça fichas. Caso a prova seja de gramática ou literatura, é bom fazer fichas para lembrar as definições de algumas palavras. Você pode levá-las para o dia da prova e dar uma olhada antes de começar.

Dicas

  • Por exemplo faça intervalos para que o cérebro tenha tempo de absorver a informação que acabou de aprender.
  • E então leia em voz alta, isso pode ajudar a aprender mais rápido.
  • Tenha um cronograma.
  • Não estude deitado na cama, você pode ficar sonolento.
  • Desligue a TV, o celular e feche as redes sociais.
Durma bastante e tome um café da manhã saudável.
  • Digamos que planejou começar sua sessão em um certo horário – 13h00 por exemplo – perdeu o horário e percebeu que são 13h10; não espere até 14h00, comece imediatamente. Não é tarde demais para iniciar os estudos.
  • Reescreva as anotações mais importantes em pontos, pode ser mais fácil lembrar nesse formato do que ler um parágrafo grande.
  • Pratique relacionar a pergunta à resposta se tiver uma ideia das questões que cairão na prova, caso não consiga se lembrar; escreva a pergunta em um lado da ficha e a resposta do outro lado – isso pode ajudar.
  • Portanto estude um capítulo por vez detalhadamente, é melhor do que estudar todos de uma vez só.
  • Então tente não comer demais antes de estudar, pois você pode ficar com preguiça ou cansado.
  • Fazer atividades físicas (correr, andar de bicicleta, surfar, etc.) antes de começar a estudar pode ajudar na concentração e você pensará nas questões com mais clareza.
  • Dormir é muito importante, portanto faça um cronograma perfeito. Quando fizer um intervalo, medite; isso refrescará sua mente e eliminará os pensamentos inúteis.

Acima de tudo limpe sua mente e concentre-se!

Avisos

  • Em primeiro lugar não estude na noite anterior. Estude todo o conteúdo, pouco a pouco, quando chegar em casa da escola todos os dias. Não adianta fazer tudo de última hora.
  • Em segundo lugar evite o estresse das outras pessoas, se possível. Estudar em um ambiente estressante e negativo fará com que você o evite.
  • Além de que colar na prova não resolverá seus problemas, só fará com você se enrole. Você pode perder muita nota, angariar a antipatia do professor e não aprenderá nada no final.

Referências

Nuvem de Tags: Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas -Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas – Como Estudar Para Provas.

,
One comment to “Como Estudar Para Provas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *