15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data?

15-10 - Dia do Professor - Como surgiu essa data?

15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data? Então essa é a história de Salomão Becker, o criador do Dia do Professor. Docentes veterano e novato falam sobre o amor e a missão na formação de estudantes para o mercado de trabalho.

Aula Particular em BH

“Professor é profissão. Educador é missão”. Conhecida por dez entre dez professores, a frase sintetiza muito bem a missão dos professores, que têm esse dia tão especial nesta terça-feira (15). Poucos sabem a história de Salomão Becker (1922-2006), dono da frase e responsável pela inclusão do Dia dos Professores no calendário escolar, em 1947.

Nascido em Piracicaba, Becker foi um apaixonado pelo magistério e lecionou durante 49 anos em diversas escolas estaduais na capital, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Mas a ideia de celebrar o Dia dos Professores surgiu uma conversa com outros três colegas, no antigo “Caetaninho”, o Ginásio Caetano de Campos, na rua Augusta.

O quarteto teve a ideia de de organizar um dia de parada para repor as energias e analisar os rumos do ensino no estado. Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos se confraternizavam trazendo doces e salgados.

Então a sugestão foi aceita pelos colegas e logo se espalhou por outras escolas paulistas, sendo seguida por outros estados brasileiros. No dia 14 de outubro de 1963, o Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682.

Ao mestre, com carinho

Por exemplo, assim como Becker, a rede está repleta de professores apaixonados pela profissão. Maria Eunice Cesar Arouca, 69 anos de idade, leciona há 45 em escolas estaduais. Ela passou por unidades da Grande São Paulo e hoje atua na Escola Estadual Professor Gabriel Oscar Antunes. “Trabalho por opção. Ser professora é uma tarefa árdua, mas muito recompensadora”, afirma.

Nascida em uma família de educadores da rede pública no interior paulista, Maria Eunice conta que, mesmo com as dificuldades financeiras, alguns alunos ainda fazem questão de homenagear o professor. “Ganhei alguns mimos e até um buquê de flores, o que me enobrece muito. Gosto do que faço e nunca pensei em deixar o ensino público”.

Fábio Dias Castro é professor de matemática do Ensino Médio na Escola Estadual Jardim América III e novato na rede estadual. Nesta terça-feira, o educador fará sua comemoração do jeito que mais gosta: em sala de aula, rodeado pelos alunos ávidos por aprender. “É um dia para refletir sobre a educação em nosso País e sobre nossa missão em preparar essa garotada para o mercado de trabalho”, acredita.

Veja: ► COMO ESTUDAR PARA PROVAS

Mas antes de ser professor, Castro sempre estudou em escolas estaduais e se diz orgulhoso por sua formação. “Tive dois professores que me inspiraram muito a seguir na rede. Então quero retribuir ao Estado por minha formação”, conta ele, que compara sua profissão à medicina. “O professor é tão importante quanto o médico. Com a diferença que um erro dele pode perder uma vida, já um erro de um mestre pode prejudicar o desenvolvimento pessoal e profissional de mais de 30 pessoas”.

Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Origem do Dia dos Professores

Então a comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Portanto esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Então a nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Para ler sobre outras datas que prestam homenagens à educação, leia:

  • 1. Dia da Escola: 15 de março
  • 2. Dia da Educação: 28 de abril
  • 3. Dia do Pedagogo: 20 de maio
  • 4. Dia do Estudante: 11 de agosto

Mensagem para o Dia dos Professores

Portanto Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! Feliz Dia dos Professores!

Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! Empenho, dedicação e, mas acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! Não quero decepcioná-lo, professor! Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Parabéns!

Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquices’ desse mundo… Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! Feliz Dia dos Professores!

Via: educacao e calendarr

Nuvem de tags: Mas 15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data? – 15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data? – 15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data?

,
2 comments to “15-10 – Dia do Professor – Como surgiu essa data?”
  1. Dedico a esse dia ao meu filho Henrique Guimarães um grande profissional da área de tecnologia, esse site foi elaborado por ele.Obrigada meu filho por vc ser esse grande mestre na TECNOLOGIA AVANÇADA, admiro muito a sua capacidade e o seu trabalho, parabéns.??????????????????❤?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *